Formação e Desenvolvimento

Capacite colaboradores e desenvolva talento

O UPstanding disponibiliza os meios para identificar e operacionalizar as formações que os seus colaboradores necessitam.

Principais funcionalidades

A gestão e o acompanhamento rigoroso do plano anual é um instrumento fundamental para assegurar que os colaboradores recebem a formação que necessitam.

O módulo de formação e desenvolvimento de competências disponibiliza várias funcionalidades que permitem operacionalizar as formações planeadas, permitindo que os colaboradores interajam através do portal nas várias etapas.

1 (Demo)

Catálogo de formação

O catálogo permite consolidar as formações disponíveis, sejam elas passadas ou planeadas.

A ficha de formação agrega a descrição, objetivos, programa ou outras informações relevantes, que o colaborador pode consultar a qualquer momento. Incluindo documentos e materiais relevantes para consulta.

A ligação do dicionário de competências às formações permite identificar que acções podem ser aplicadas quando um colaborador precisa de desenvolver uma determinada competência, por exemplo, quando é avaliado e é identificada essa necessidade.

Plano anual de formação

O carregamento do plano anual permite identificar que formações, sessões/turmas e participantes vão ser considerados ao longo do ano.

Com base nos custos individuais associados é possível estimar o investimento total em formação e acompanhar a sua evolução à medida que as sessões vão sendo executadas.

Aliado ao módulo de avaliação de desempenho, é possível gerar sugestões de formação com base nas competências não atingidas pelos colaboradores, e nas medidas indicadas no seu plano de desenvolvimento pessoal.

3 (Demo)
1 (Demo)

Formações extra-plano

Nem sempre é possível antecipar todas as necessidades de formação no início do ano.

Os utilizadores podem solicitar uma formação não planeada através do portal, seguindo-se um fluxo de validação e aprovação.

Caso seja aprovada, a formação é incorporada no plano, mas é sempre possível diferenciá-la das demais formações planeadas.

Caso ainda não exista no catálogo, os RH podem adicioná-la, complementando a informação necessária.

Convocatórias e registo de presenças

Quando a formação está confirmada, a equipa de RH pode lançar as convocatórias de cada sessão agendada a partir do Backoffice.

Os participantes receberão um e-mail e a formação passará a estar disponível no portal, ligada às suas formações agendadas. A chefia também terá visibilidade desta informação.

Da mesma forma, depois de realizada a formação, a equipa de RH pode registar as presenças. O registo pode ser simplificado (i.e. participou vs. não participou) ou detalhado (em que períodos o colaborador esteve efectivamente presente).

3 (Demo)
1 (Demo)

Avaliação da formação e da eficácia

Depois de registadas as presenças, é possível enviar um questionário de avaliação da formação aos seus participantes.

Esta opção pode ser definida formação a formação, sendo possível escolher um formulário específico. O colaborador recebe uma tarefa no portal para responder a esse questionário e é alertado por e-mail.

Os formulários podem ser configurados pela equipa de RH, criando múltiplos modelos adequados a diferentes tipos de formação.

Monitorização do plano

À medida que as formações vão sendo realizadas, é possível acompanhar a execução global do plano.

Estão disponíveis indicadores como o número de sessões/participantes, a quantidade de horas de formação, a percentagem de execução do plano, ou a distribuição de formações/custos por tipo ou direcção.

Desta forma fica mais fácil acompanhar o sucesso no desenvolvimento dos seus colaboradores.

3 (Demo)
VER PARA CRER!

Se não acredita em nós, lance-nos o desafio!